Cuidar da saúde do homem como um todo envolve exames para medir a glicemia e a pressão arterial, mas também avaliação da próstata e da função sexual. É dessa forma que o Centro de Atenção à Saúde do Homem, na Policlínica Piquet Carneiro, na Tijuca, funciona em parceria com o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Uerj. Atendendo pacientes a partir de 25 anos, o serviço tem entre os problemas mais diagnosticados, a impotência sexual.
— A partir dos 50 anos, todo homem tem algum nível de disfunção sexual. O tratamento oferecido será de acordo com o diagnóstico médico. Para casos leves, temos terapia comportamental. Casos severos podem ser tratados com injeção intracavernosa ou implante de prótese peniana — explica Ronaldo Damião, professor titular de urologia da Uerj e coordenador do Projeto Saúde do Homem da Secretaria estadual de Saúde.
O centro não oferece os medicamentos nem as injeções intracavernosas, mas as próteses podem ser fornecidas, dependendo do orçamento da unidade.
Segundo Damião, o principal objetivo do projeto é oferecer prevenção:
— A mulher já tem esse histórico de fazer seu check-up desde que inicia a vida sexual. Mas os homens, não.
Primeiro núcleo de saúde do homem criado no Rio, o projeto foi inaugurado em 2011 e oferece, além do tratamento contra disfunção sexual, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, doenças da próstata, planejamento familiar e pequenas e médias cirurgias.
Para ser atendido, o paciente deve procurar uma unidade básica e pedir para ser encaminhado ao serviço da Piquet Carneiro por meio da Central Estadual de Regulação (CER).
— Os homens ainda não têm o hábito do acompanhamento médico e de prevenir as doenças. Um de nossos desafios é ajudar nessa mudança. No mesmo local, além de se submeter ao tratamento, o homem também pode fazer a prevenção de diversas doenças — ressalta o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.
O planejamento familiar é outro importante serviço oferecido. Para se candidatar à vasectomia, é preciso ter mais de 25 anos e participar de um curso, com duração d e uma tarde.
— O homem tem que estar bem informado sobre o procedimento e não necessariamente precisa ter filhos — explica Damião.
O Centro de Atenção à Saúde de Homem fica na Policlínica Piquet Carneiro, na Av. Marechal Rondon, 381, no bairro São Francisco Xavier, na Zona Norte do Rio.
Saiba como manter a saúde em dia
– Mesmo que não apresente nenhum sintoma ou dor, todo homem deve realizar um check-up após os 50 anos.
– Se houver algum caso de câncer de próstata na família, a consulta deve acontecer aos 45 anos, mesmo sem apresentar sintomas.
– O homem deve procurar um urologista se apresentar alguns desses sintomas: urinar com muita frequência, mais do que o normal; levantar mais de três vezes à noite para urinar; urinar sangue; observar feridas no pênis; dor nos testículos.
– As dificuldades de ereção, além de causarem transtornos na vida sexual, também podem esconder outros problemas de saúde. O câncer de próstata muitas vezes é silencioso, por isso, é importante estar atento.
Fonte: Extra 19/09/2017 https://extra.globo.com/noticias/rio/policlinica-oferece-tratamento-para-saude-do-homem-21840347.html