Setembro Dourado foi criado em 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM. A campanha tem como objetivo conscientizar sobre a importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio. É importante falar sobre o assunto para informar e fazer com que as pessoas aprendam e ajudem o próximo a lutarem contra esse problema tão grave.
Em dados recentes apresentados pela Organização Mundial de Saúde – OMS, o suicídio continua sendo uma das principais causas de morte em todo mundo. O relatório “Suicide Worldwide in 2019” revelou que durante o período, mais de 1 milhão de pessoas morreram por suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes.
Entre os jovens os dados são ainda mais preocupantes. Na faixa etária de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte, ficando atrás apenas de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. A idade média das pessoas que cometem suicídio está cada vez menor.
Ações efetivas fizeram com que o número de suicídios no mundo diminuísse, mas infelizmente, nas Américas, a taxa subiu 17% (Dados referentes a 2019 – OMS).
Não esqueça: O suicídio é uma emergência médica, por isso ao se deparar com uma situação de tentativa de suicídio eminente que necessite de intervenção imediata, não hesite e ligue 192 – SAMU.
O SUS oferece atendimento gratuito na Rede de Apoio Psicossocial, ela pode ser composta de: Unidade Básica de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial e SAMU. Procure orientação em uma clínica da família da sua região. Para indicação de locais para atendimento gratuito em psiquiatria, consulte o site da campanha: www.setembroamarelo.com
Se você está incomodado (a) com seus pensamentos, sentimentos ou comportamento, é fundamental que você procure um psiquiatra para buscar informações. Com o tratamento adequado você pode melhorar muito a sua qualidade de vida. Doença mental não é uma sentença. Há tratamentos eficazes.
VOCÊ É MUITO IMPORTANTE, CUIDE-SE!
Fonte: Associação Brasileira de Psiquiatria | ABP e Conselho Federal de Medicina | CFM