A nota média do setor no ano-base 2021 foi de 0,8128, 1,74% superior a 2020
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibilizou, nesta sexta-feira, 23/12, o resultado do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2022 (ano-base 2021). A nota média do setor, que considera a média do desempenho das operadoras, ponderada pelo número de beneficiários, foi de 0,8128, sendo que 1,00 é a nota máxima e zero, a mínima. Essa é a melhor marca desde 2013, tanto no segmento médico-hospitalar quanto no odontológico. Houve, ainda, aumento do número de operadoras classificadas na melhor faixa avaliativa (notas acima de 0,8) e a manutenção da trajetória de crescimento do número de beneficiários em operadoras com notas entre 0,6 e 1,0 (faixas 1 e 2). A consulta aos resultados está disponível no site da Agência e resumida na figura a seguir: Os resultados apontam para uma melhora geral do setor após o impacto do primeiro ano da pandemia de Covid-2019, em 2020. “A divulgação desse desempenho do setor em 2021 reflete o período avaliado de forma transparente e permite o acesso a informações pela sociedade”, salienta o diretor de Desenvolvimento Setorial (DIDES) da ANS, Maurício Nunes. “O uso do IDSS como instrumento de avaliação do desempenho do setor de saúde suplementar brasileiro é uma estratégia com grande potencial indutor da melhoria da qualidade dos serviços ofertados pelas operadoras de planos de saúde”, define a diretora-adjunta da DIDES, Angélica Carvalho. Sobre o IDSS Atualmente, o setor de saúde suplementar é responsável pela cobertura de cerca de 25% da população brasileira. Segundo os dados do Sistema de Informações de Beneficiários (SIB) apurados em outubro de 2022, o setor conta com 50,2 milhões de beneficiários vinculados a planos com assistência médica e 30,5 milhões a planos com assistência exclusivamente odontológica, o que prova sua relevância do ponto de vista econômico, social e sanitário. Metodologia Em 2021, foram avaliadas 902 operadoras. Destas, 844 atenderam aos requisitos normativos para divulgação de suas notas finais à sociedade, disponibilizadas no portal da ANS. Os resultados também devem ser divulgados pela própria operadora em seu site, conforme determina a Resolução Normativa 505/2022 – sendo 23/01/2023 o prazo limite para a divulgação do atual resultado. Caso discordem dos resultados finais do IDSS 2022 (ano-base 2021), as operadoras terão até 09/01/2023 para apresentar recurso via e-protocolo. Pesquisa de Satisfação de Beneficiários Assim, no ano-base 2021, 250 operadoras de planos de saúde realizaram o levantamento conforme o modelo da Agência, o que representa 68,2% dos beneficiários de todo o setor no período. A pesquisa é considerada uma boa prática, pois proporciona o estabelecimento de um canal de diálogo com os beneficiários e uma maior participação na avaliação da qualidade dos serviços oferecidos. Confira a lista de operadoras que realizaram a pesquisa.
Texto extraído do site: Ministério da Saúde – ANS Leia a notícia em: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/sobre-ans/ans-divulga-resultados-do-desempenho-das-operadoras Data de publicação: 23/12/2022 16h08 |