A Federação Brasileira de Hospitais e Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro marcaram presença no almoço promovido pelo Conselho de Medicina e Saúde da Associação Comercial do Rio de Janeiro com o Ministro da Saúde Dr. Ricardo Barros no último dia 17 de maio na Casa do Empresário.
Coordenado pelo Dr. Josier Vilar | Presidente do Conselho de Medicina e Saúde, o evento reuniu gestores, líderes e representantes de diferentes setores da área de saúde, que na ocasião entregou ao Ministro Ricardo Barros o documento “A saúde que podemos ter”, um conjunto de sugestões propondo soluções aos dilemas e paradoxos da saúde brasileira.
A FBH foi representada por seu Vice-Presidente Dr. Marcus Camargo Quintella e a AHERJ pelo Diretor do Departamento de Hospitais Universitários e de Ensino Dr. Fernando Ferry. Dr. Ferry que também é Diretor do Hospital Universitário Graffeé e Guinle, foi acompanhado da Subsecretaria Municipal de Saúde, Dr. ª Marcia Rolim, Dr. Eduardo Côrtes | Diretor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), Dr. Edmar Mattos | Diretor do Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ), Dr. Ewerton Martins (Diretor Técnico do Hospital Universitário Graffeé e Guinle) e Assessores. Aproveitando a oportunidade, foi sugerido ao Ministro de Saúde a necessidade de que os hospitais universitários passem a ter um “orçamento global” pelo sus para garantir maior assistência ao sistema.
Barros que em seu discurso já havia enfatizado a importância de parcerias para garantir todos os processos de assistência com maior produtividade e eficiência, lembrando os altos cultos da rede hospitalar federal. Afim de analisar a proposta, ficou de marcar uma reunião para uma maior interação no Estado do Rio de Janeiro.