A Federação Brasileira de Hospitais, em conjunto com a Associação de Hospitais do Estado do Rio Janeiro, promoveu no último dia 13 de novembro o I Fórum Sobre Saúde Suplementar Sob a Ótica das Operadoras: Realidades e Perspectivas. Coordenado pelo Diretor de Convênios da AHERJ, Roberto Vellasco, o evento reuniu representantes de operadoras, prestadores de serviços, auditores, gestores hospitalares, advogados e profissionais da área da saúde, e teve como expositor o presidente da ABRAMGE – RJ/ES, Sérgio Vieira.
A abertura do Fórum foi feita pelo Presidente da AHERJ e Diretor da FBH, Mansur José Mansur, que alertou que a crise na saúde suplementar não é diferente dos prestadores de serviços do SUS que durante anos enfrentaram uma longa crise, pois da mesma forma interfere nos processos técnico e operacional de hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de saúde. Além disso, Mansur destacou que o Fórum é uma oportunidade de reflexão, aprendizagem e troca de experiências.
Sérgio Vieira apresentou uma análise geral sobre as operadoras de planos de saúde no atual cenário econômico do país, enfatizando as relações com os prestadores de serviço e a ANS. Em seguida, destacou a importância das inovações tecnológicas para o sistema privado de saúde; a consolidação da regulamentação, o panorama tributário que afeta o sistema e as propostas para uma relação mais eficiente entre operadoras e prestadoras de serviços de saúde.
O evento, moderado pelo Presidente do Conselho de Medicina e Saúde da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Josier Vilar, contou com a participação de Marcus Quintella (Presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Baixada – SINDHESB) e Wilson Shcolnik, Presidente da Comissão de Acreditação e Qualidade da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC), como debatedores.