A Federação Brasileira de Hospitais recebeu o ministro da Saúde, Ricardo Barros, deputados e senadores, parceiros institucionais e jornalistas no espaço Unique, em Brasília, neste terça-feira, 22, para a segunda edição do Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo 2016.
O Prêmio foi criado pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH), em 2015, com o propósito de reconhecer e difundir trabalhos inéditos, que apontem de maneira propositiva, soluções, referências e reflexões que possam ser debatidas e apresentadas com foco na melhoria da condição do sistema de Saúde no país.
Vencedores 2016:
Vencedora categoria Impresso:
Cristiane Segatto – revista Época
Resumo da reportagem:
A reportagem vencedora “Valeu Brasil, continue assim!” acompanhou o trabalho dos soldados do Exército convocados para combater o mosquito Aedes aegypti na cidade de São Paulo. “Fico muito lisonjeada com esse prêmio. Muito obrigada a todos e espero que com este recurso conseguimos levar a mensagem do combate à dengue para a população”, agradece Cristiane Segatto.
Vencedora Categoria Internet:
Ana Carolina Vicentim – Site Azmina
Resumo da Reportagem:
Na série de reportagens “O Mito do Aborto Legal”, a Revista AzMina conta as inúmeras dificuldades que as brasileiras enfrentam para ter acesso ao aborto legal e se deparam com a falta de informações sobre seus direitos e o despreparo das equipes de saúde.“Dedico esse prêmio a todas as mulheres que passam por essa situação. Espero que a sociedade se conscientize sobre o problema e dificuldades das mulheres e melhore o atendimento a elas, para que consigam ter acesso a um atendimento acolhedor”, relata Ana Carolina Vicentin.
Vencedor Categoria TV
Fabio Pannunzio – TV Bandeirantes
Resumo da Reportagem:
A série vencedora “ Corredores da vida e da morte” percorreu o país e abordou os contraste da saúde mostrando os gargalos e o que há de mais moderno e eficaz no setor. Em cinco episódios, o repórter Fábio Pannunzio – jornalista ancora de um dos jornais da Band – construiu um mosaico sobre a situação atual da saúde brasileira. A jornalista Daniela Matos, representante da Band em Brasília, recebeu o prêmio no lugar de Fábio Pannunzio, “O trabalho que ele faz é incrível, e mostra a verdadeira função social do jornalismo. Todos precisam da saúde e um reconhecimento assim traz uma força para o setor que vem enfrentando tantos problemas”, comentou Daniela Matos.
Vencedor Categoria Rádio
Eduardo Matos – Rádio Gaúcha
Resumo da Reportagem:
A reportagem especial: “Pílula do câncer: afinal, faz ou não efeito?” mostrou a visão de pacientes, familiares e médicos e apresentou os dois lados deste tema tão polêmico. “Este ano estabeleci como meta de trabalho fazer algumas reportagens positivas com temas de importância para a população com abordagem de forma diferente e com assuntos esquecidos por conta do aspecto negativo que o setor de saúde mostra em muitos casos.
O presidente da Federação Brasileira de Hospitais, Luiz Aramicy Pinto, finalizou a homenagem e desejou que o elo entre a imprensa e a área de saúde se fortaleça. “Precisamos valorizar cada vez mais a atuação da imprensa, pois o trabalho dela é primordial aos prestadores do serviço. Precisamos também escutar o que vem do outro lado (da população) e assim podemos melhorar os nossos serviços”.
Dr. Mansur José Mansur – Presidente da AHERJ e Diretor Tesoureiro da FBH Homenageado no Jubileu de Ouro Da FBH