A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.
Além de pessoas que são submetidas a procedimentos e intervenções médicas, o sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves – como Doença Falciforme e Talassemia – possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.
O Ministério da Saúde reduziu a idade mínima de 18 para 16 anos (com autorização do responsável) e aumentou de 67 para 69 anos a idade máxima para doação de sangue no País. É preciso criar o hábito de doar, pois cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Faça sua parte, independentemente de parentesco entre o doador e quem receberá a doação. Vidas dependem de você!
Aproveite que dia 14 de junho (terça-feira), é comemorado o dia mundial do doador de sangue e doe. Confira a lista de hemocentros de todo o estado do Rio de Janeiro (Em: http://www.hemorio.rj.gov.br/Html/pdf/Locais_Doacao_Sangue_Estado_2021_v1.pdf ) ou consulte com a secretaria de saúde do seu município o ponto de coleta mais próximo da sua casa, o Hemorio funciona todos os dias de semana, de 7 às 18 horas, inclusive finais de semana e feriados, localizado na Rua Frei Caneca, 8, Centro – Rio de Janeiro e a coleta móvel é realizada de acordo com a programação divulgada nas redes sociais do Hemorio.
Fonte: Hemorio e Ministério da Saúde
Disponível em: http://www.hemorio.rj.gov.br/