Na Dasa, a experiência phygital em saúde traz agilidade e eficiência, além de ajudar na prevenção de doenças e aproximar a relação entre médico e paciente
Imagine uma plataforma digital na qual você recebe alertas sobre exames atrasados, pode consultar todo o seu histórico de saúde e, ainda, agendar consultas, exames e vacinas. Realidade distante? Não mais. Essas são apenas algumas das funcionalidades do Nav, plataforma digital de saúde da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, lançada em abril do ano passado. De lá para cá, a ferramenta vem recebendo novas funcionalidades, sempre focadas em oferecer uma experiência mais fluida e ágil a médicos e pacientes.
“Tecnologia, transformação digital e customer centric não são mais ‘termos da moda’. Esses conceitos realmente tocam o consumidor, pois são meios de melhorar, de fato, o dia a dia das pessoas. Na saúde, principalmente, ao mudar o modo de interação com o usuário, pode-se transformar também a forma como ele se engaja com os próprios cuidados, com enorme ganho em qualidade de vida. Hoje, a conectividade é essencial em diversas áreas da nossa vida, e na saúde não dá para ser diferente”, afirma Andrea Dolabela, diretora-geral de produtos, marketing e experiência da Dasa.
Lançado em 2021, o Nav é uma plataforma que abre uma nova era no atendimento em saúde no Brasil. E isso só é possível porque a tecnologia está conectada às necessidades do usuário. Para garantir uma jornada cada vez mais humanizada, a Dasa dá atenção especial ao customer experience (CX), ou seja, à percepção do cliente a respeito da experiência que a marca proporciona. “Nosso trabalho é tornar cada jornada única”, descreve Andrea.
Na visão da executiva, ao mudar o modo de interação com o usuário, é possível transformar também a forma como ele se engaja com os próprios cuidados, proporcionando assim ganhos expressivos em qualidade de vida. “Trata-se de uma transformação cultural que coloca o cliente no centro das decisões e amplia sua relação com o médico, que é baseada na confiança, para além do momento da doença”, explica.
Por isso, para ela, muito além de ferramentas, a jornada em saúde passa por uma transformação cultural. E não é diferente para as empresas. “É uma transformação em que a companhia passar a realmente colocar o cliente no centro das decisões. Quando se coloca o cliente no foco, você entende que tipo de problema pode resolver, como a medicina para todos. Por isso, para nós, a acessibilidade é uma premissa. No Nav, quando você está aguardando para ser atendido na consulta, por exemplo, você é acionado por uma notificação que foi criada exclusivamente para a nossa plataforma digital de saúde, comenta.
“Nós temos o conhecimento médico, temos os dados e o conhecimento das ciências de dados para, por meio dos algoritmos, transformá-los em informação consumível. E o grande desafio – o engajamento das pessoas – passa por essa mudança cultural”, completa Andrea.
Tecnologia em prol da humanização
Fonte: Veja Saúde
https://saude.abril.com.br/medicina/os-avancos-da-saude-em-tempos-de-transformacao-digital/