Ao longo de 51 anos de existência a Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro sempre teve um importante papel no cenário político e econômico da área de saúde, cooperando no estabelecimento de diretrizes, regras e propostas em prol dos prestadores de serviços de saúde.
Defendendo os interesses dos seus associados em negociações de contratos e projetos de interesse da categoria, seja junto ao poder público ou com as operadoras de planos de saúde, a AHERJ sempre manteve a missão estratégica de interagir e integrar com os principais agentes deste processo, propiciando resultados eficazes e instrumentos essenciais para o desenvolvimento contínuo dos estabelecimentos de saúde.
Em um período crítico onde a maioria dos associados eram conveniados ao SUS, a AHERJ sempre foi o principal agente na busca de garantias e condições justas para os prestadores de serviços. E sempre que a Secretaria Estadual de Saúde ameaçava ou não repassava os recursos nos prazos estabelecidos, mobilizava a opinião pública através da mídia.
E mais, sempre foi pioneira na realização de Eventos e Cursos de Capacitação na Área de Administração Hospitalar, Gestão Financeira, Informática, Lavanderia, Enfermagem, Custos Hospitalares e muitos outros, buscando sempre, promover o aprimoramento, maior intercâmbio com os associados e a troca de experiências.
Vale ressaltar que apesar da crise no sistema de saúde ser um fator nacional, a AHERJ sempre considerou as peculiaridades regionais e até mesmo, fatores relevantes específicos de cada município, visando constituir um diagnóstico objetivo das diretrizes e propostas de cada região, otimizando a implementação e das regionais estabelecer novas metas e diretrizes para garantir o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade, com ênfase na qualidade e segurança do paciente.